quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mentir ao demitir é a pior solução


Mentir é a pior solução para demitir funcionário; profissionais dão dez lições para lidar com a situação

Existem muito desafios na gestão da empresa e um dos maiores desafios da vida profissional - ao menos para os chefes e patrões- é saber como demitir alguém. O que dizer nessa situação? Será que vale a pena mentir e dar a desculpa de que a empresa está passando por um corte de despesas, mas que a culpa não é do funcionário? Para os especialistas, a melhor alternativa é dizer a verdade. “Dita de forma ética e bem pensada, a verdade não magoa", afirma Branca Barão, especialista em carreira e comportamento humano. "Isso ainda irá ajudá-lo a crescer e se tornar um profissional melhor em outra oportunidade de trabalho”.
Mentir é a pior solução para demitir um funcionário, pois ele sairá sem saber quais são seus pontos fracos. “O profissional não reconhecerá que precisa melhorar e poderá ser demitido novamente no futuro”, afirma Daniella Correa, consultora de RH da Catho Online. "E se o verdadeiro motivo da demissão for descoberto, o gestor pode perder a credibilidade com a equipe". Além disso, a empresa pode passar a imagem de antiética aos demais funcionários, pois não tem a consideração e a coerência de dizer os motivos verdadeiros das demissões. E assim, o que era um caso isolado vira uma rotina de desculpas.
Também não se deve apelar para o outro extremo e dar lições de moral ou apontar todos os defeitos e erros cometidos. A situação já é demasiadamente delicada para proporcionar humilhações. “O funcionário deve sair sabendo o real motivo e levando um pacote de coisas que precisa melhorar ou adquirir”, afirma a psicóloga Miriam Barros, especialista em coaching. Deixar o funcionário ainda mais magoado faz do gestor um psicopata corporativo.

Dez passos para demitir um funcionário
Antes da demissão:
1. Informe-se muito bem sobre o período em que a pessoa trabalhou na empresa e os resultados que apresentou, ou deixou de apresentar.

2. Se você tiver a missão de demitir um funcionário de outro gestor, descubra a relação que ele tinha com seu superior, quem era seu líder e quais os problemas que tiveram.

3. Se estiver demitindo um chefe de departamento, conheça mais sobre a relação dele com a equipe, seus pontos fortes e fracos, suas amizades.

4. Coloque-se no lugar do profissional. “Conheça o ser humano que será demitido. Saiba como é seu comportamento, seu estilo, suas expectativas com relação à empresa”, diz a especialista em carreira Branca Barão.

5. Agende uma reunião, de preferência, em uma sala reservada. "A conversa deve acontecer pessoalmente, nunca por e-mail ou telefone”, afirma Daniella Correa, consultora de RH da Catho Online.

No momento da demissão:
6. Olhe nos olhos do funcionário, sorria, ofereça-lhe uma água ou um café. “Embora o ambiente não propicie uma situação confortável, use da boa vontade e faça o possível para que ele seja menos desagradável”, diz Branca Barão. "Procure gerar empatia".

7. Seja direto. Longas preparações geram ansiedade e intensificam sensações ruins, que já são naturais nessa situação. “Encontre um equilíbrio entre não se mostrar totalmente frio e distante e nem envolvido demais”, afirma a psicóloga Miriam Barros.

8. Fale representando a empresa e não deixe a conversa ir para o pessoal. Diga em quais pontos o funcionário não atendeu às expectativas da organização. Mostre resultados não alcançados e as chances dadas. “Nesse momento, o profissional se sente injustiçado e esquece as tentativas que ocorreram para preservá-lo ali. Lembre-o que responsabilidade é de ambos, empresa e colaborador”, afirma Branca Barão.

9. Mostre-se aberto a questões e dúvidas e responda com o máximo de honestidade possível. Ressalte pontos fortes e reais e oriente-o sobre cursos complementares.

10. Ofereça ajuda no processo de recolocação e indique um caminho para enviar currículos.

Fonte: Katia Deutner 29/05/2012 - 07h00 | do UOL Mulher
Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares