terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Empresa pode ser processada por calúnia e culpa é do funcionário

A empresa deve ficar atenta ao uso do computador

Durante quase dois meses um funcionário usava o computador da empresa para postar diariamente comentários e críticas a uma construtora. Criando um falso perfil em uma rede social, ele postava supostas denúncias contra a construtora. As mensagens eram enviadas do trabalho e agora, ele e a empresa podem ser condenados a pagar indenização por danos morais.
Irritados com a situação, os donos e o advogado da construtora entraram na Justiça e pedindo autorização para descobrir a identificação do internauta.
O site de relacionamentos informou o IP (número que identifica um computador na internet). Com esse dado em mãos, os provedores de internet foram obrigados a fornecer os dados do cliente. "Sabendo que são aquelas pessoas, os titulares da conta que acusaram infundadamente a nossa cliente é possível ingressar com uma ação de indenização pleiteando indenização pelos eventuais prejuízos", Jaime Rodrigues de Almeida Neto, advogado.
Um dos computadores usados ficava na empresa onde o suspeito trabalha e agora, ela também deve ser relacionada na ação como corresponsável.
O delegado Rodrigo Aires investiga crimes cometidos pela internet e explica que as empresas devem ter total controle dos acessos feitos na internet. "Se o crime ocorrer dentro da empresa, sem dúvida, que ela também vai ser responsabilizada porque cabe também à empresa vigiar a atuação do seu funcionário, as condutas éticas do seu funcionário no interior da empresa".

Atenção ao uso da internet dentro da empresa
Em algumas empresas, como a de um plano de saúde de Sorocaba, os mais de 1.500 funcionários são orientados, assim que são admitidos, sobre a forma correta de uso da internet. Foi até elaborada uma cartilha e um dos itens deixa claro que o trabalhador pode responder pelos danos causados por meio da rede. "Diante disso, se o funcionário fizer isso pode ocorrer o caso do funcionário ser mandado embora por ele ter infringido a política de tecnologia de informação", explica Luiz Carlos Terciani, gerente de TI.
Matéria do G1 Sorocaba e Jundiaí da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares